Em 2008,, em busca de crescimento através da pesquisa de textos, linguagens e estratégias cênicas, nascia o Grupo de Pesquisa Teatral Nós em Cena, que, percorreu várias cidades de nossa região apresentando contações de histórias e ministrando oficinas. No ano seguinte, certos de estarmos no caminho correto, nos instalamos em Rio Negrinho como Cia Teatral Nós em Cena com o objetivo de difundir o teatro enquanto objeto de arte e engrossar o caldo da produção artística da região. A 1ª Mostra Nossa de Teatro, realizada em 2011, é resultado dessa nossa caminhada, trazendo ao público nossos principais espetáculos de repertório, bem como espetáculos dos nossos alunos do Curso de Teatro Nós em Cena e de companhias de teatro convidadas, as quais cruzaram nosso caminho e ajudaram, de algum modo, a escrever nossa história.


sábado, 3 de dezembro de 2011

Abertura da Mostra e Píppi Meialonga


Cultura

Amanhã inicia a Nossa Mostra de Teatro

Evento da Cia Teatral Nós em Cena segue até o dia 11

Rio Negrinho

Um evento regional sólido e consistente na área das artes cênicas e criar um público apreciador do teatro. Esses são dois dos principais objetivos da 1ª Mostra Nossa de Teatro, organizada pela Cia Teatral Nós em Cena. Sem visar fins lucrativos, cada ingresso será revertido para alegar o natal de crianças carentes do município. O espectador da mostra poderá optar em entregar um brinquedo novo ou usado em boas condições de uso, ou pagar R$ 5. Todo dinheiro conseguido com os ingressos será revertido para a compra de mais brinquedos novos para doação.
O evento inicia amanhã (4) no Espaço Lina Rückl, terceiro piso do Shopping Rückl, com abertura marcada para as 19h30. Logo após inicia o primeiro espetáculo da mostra: Píppi Meialonga. Uma peça infantil baseada em dois livros da escritora sueca Astrid Lindgren. “A autora já faleceu, mas conseguimos a autorização para adaptação com a filha dela”, conta o ator e diretor Fábio Beckert, responsável também pela adaptação.

Píppi Meialonga
Simplesmente assim, cabelo cor de cenoura, tranças bem apertadas, sapatos no dobro do tamanho dos pés e rosto coberto de sardas. A roupa que usava ela mesma havia inventado. Queria fazer um vestido azul, mas o pano acabou então costurou quadrados vermelhos para preencher os lados.
Esta é a heroína desta história, Píppi Meialonga. Com apenas 9 anos, força indescritível, não tem pai nem mãe, mas tem muita confiança em si mesma. Inventa histórias, tem resposta para tudo, encara a vida com coragem e “sempre dá um jeito”.
Píppi Meialonga é uma peça teatral baseada nas obras "Píppi Meialonga" e "Píppi a Bordo", da escritora sueca Astrid Lindgren (1907-2002). Adaptada para uma linguagem contemporânea, o espetáculo traz elementos cênicos alternativos e simbólicos, distantes da realidade cotidiana como, por exemplo, a Vila Vilekula, casa a qual o pai de Píppi construiu para eles, simbolizada no palco por uma escada dupla.
Os figurinos são assinados por Deisi Corrêa e levam todas as características das personalidades das personagens. Na história, foi Píppi quem fez o próprio vestido, portanto a atriz se encarregou dessa função. O processo de direção fez criar um aspecto naturalista da interpretação das personagens, tentando esquivar-se dos esteriótipos caricatos de interpretação nos protagonistas, mas trabalhando exatamente o oposto nos coadjuvantes. Estes, personagens onde os atores ganham a liberdade de "brincar" em cena, exagerando suas características de modo a se distanciarem umas das outras, as oito personagens são interpretadas por apenas quatro atores.
Píppi Meialonga usa o clássico dos espetáculos infantis, com figurinos coloridos, cenários alegres e personagens engraçadas e cativantes. Isso não faz perder o aspecto alternativo e ousado da personagem de Astrid, uma menina de apenas 9 anos que viajou o mundo inteiro, vê o mundo de sua própria forma, manda no próprio nariz e brinca com os desafios da vida com a mesma autonomia que uma menina comum manipula seus brinquedos.

Nós em Cena
A Cia Teatral Nós em Cena já atua no mundo das artes cênicas há três anos. Em 2009, fixou-se em Rio Negrinho, onde contribui na área educacional, além da artística, ao oferecer cursos e oficinas, tanto particulares como para comunidades carentes. Os espetáculos da companhia já foram apresentados em escolas, empresas e teatros de cidades catarinenses e paranaenses como Mandirituba, Curitiba, Canoinhas, Joinville, Bluemanu e Florianópolis. Ao todo, já atingiram cerca de 50 mil espectadores.
Cursos para o aperfeiçoamento constante dos integrantes do grupo não são poucos, a exemplo da oficina com a Périplo Compañia Teatral, de Buenos Aires, e, mais recentemente, com o diretor paulista Luiz Canoa. Com a possibilidade de trazer essa experiência para mais perto dos rio-negrinhenses, a 1ª Mostra Nossa de Teatro visa não só tornar popular os espetáculos da companhia, que apesar de cogitados em outras regiões, ainda são pouco conhecidos na cidade, como possibilitar ao público o contato com trabalhos de beleza única de outros grupos. “Dificilmente esses trabalhos viriam a Rio Negrinho em outras circunstâncias, a exemplo das peças da Cia Carona, de Blumenau”, comenta a atriz Deisi Corrêa.
A mostra contará com apresentações, oficinas, performances e manifestações artísticas, envolvendo trabalhos de repertório da cia, dos alunos de oficinas e participação de grupos de renome convidados para o evento. A mostra segue até o dia 11.


Píppi Meialonga – Ficha técnica
Texto original: Astrid Lindgren
Direção e adaptação: Fábio Beckert
Cenografia: Ricardo Grossl e Deisi Corrêa
Figurino e adereços: Deisi Corrêa
Operação de luz e som: Richard Leal
Design Gráfico: Josi Stanger
Elenco: Deisi Corrêa, Fábio Beckert, Jean Knetschik, Priscila Waltrick
Produção Executiva: Deisi Corrêa
Produção: Cia Teatral Nós em Cena

Nenhum comentário:

Postar um comentário